Novidades: maio

  • ARQUIVO BRASÍLIA
.
Entre 2003 e 2005 os artistas Lina Kim e Michael Wesely vasculharam arquivos públicos e privados num trabalho de levantamento, catalogação e restauração de fotografias sobre a construção de Brasília, muitas delas com risco de desaparecimento. Os dois realizaram diversos tratamentos nas imagens, partindo de aproximadamente dez mil originais, até chegar a uma edição final de 1400 imagens. O resultado pode ser conhecido agora em 'Arquivo Brasília', livro sobre a epopeia da construção da capital federal. Além do material fotográfico, em cores e P&B, que vai das primeiras expedições de Kubitschek ao terreno, em 1956, passando pelas obras iniciais, à construção dos edifícios, até a inauguração da capital, em abril de 1960, e as décadas seguintes, a edição inclui ainda textos teóricos de críticos e também uma entrevista com o arquiteto Lucio Costa.
.
AUTOR: Kim, Lina e Wesery, Michael
EDITORA: Cosac Naify
ASSUNTO: Fotografia / Arquitetura
.
  • O CONCURSO DE BRASÍLIA
.
Este livro investiga os antecedentes históricos, os episódios e polêmicas que marcaram a fundação de Brasília. O arquiteto paulista Milton Braga analisou os sete projetos premiados no Concurso de Brasília, ou Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil, que ocorreu entre 1956 e 1957, que definiu a cidade como é conhecida. Os selecionados foram - Lucio Costa, Boruch Milman e equipe, Rino Levi e equipe, M. M. M. Roberto e equipe, Henrique Mindlin e Giancarlo Palanti, Vilanova Artigas e equipe e Milton Ghiraldini e equipe. Contando com documentação gráfica, o autor descreve, analisa e compara os sete projetos, além de apontar as diferenças entre o plano vencedor do concurso e sua construção efetiva.
.
AUTOR: Braga, Milton
EDITORA: Cosac Naify
ASSUNTO: Arquitetura
.
  • ANARQUISTAS GRAÇAS A DEUS
.
A obra retrata a aventura dos imigrantes italianos em busca da terra dos sonhos e o percurso interior da pequena Zélia na capital paulista - uma menina para quem a vida, mesmo nos momentos mais adversos ou indecifráveis, nunca perdeu o encanto. A determinação de seu Ernesto e a paixão pelos automóveis, a convivência diária com os irmãos e dona Angelina, os sábios conselhos da babá Maria Negra, as idas ao cinema, ao circo e à escola, as viagens em grupo, o avanço da cidade e da política. Nestas crônicas familiares, vida e imaginação se embaralham, tendo como pano de fundo um Brasil que se moderniza sem, contudo, perder a magia.
.
.
.
AUTOR: Gattai, Zelia
EDITORA: Companhia das Letras
ASSUNTO: Literatura brasileira
.
  • CAVALEIRO INEXISTENTE
.
Uma freira confinada num convento cumpre a penitência de narrar a bizarra história de Agilulfo Emo Bertrandino dos Guildiverni e dos Altri de Corbentraz e Sura, cavaleiro que se distingue pela impecável armadura branca - e pelo fato de não existir. Por defender a virgindade de uma donzela, Agilulfo se tornou paladino de Carlos Magno, posição que exerce com seriedade extrema. Mas aquele feito heróico é posto em dúvida. Para comprová-lo, Agilulfo sai em busca de 'uma virgindade perdida quinze anos atrás', e no caminho viverá aventuras engraçadíssimas, dignas de um ótimo romance de cavalaria às avessas.
.
.
.
AUTOR: Calvino, Italo
EDITORA: Companhia das Letras
ASSUNTO: Literatura italiana / romance
.
  • CRÔNICAS PARA JOVENS
.
A maioria das crônicas selecionadas para este livro narram pequenos acontecimentos ligados ao cotidiano comum (ou quase comum) do autor, em situações sobretudo divertidas. Outros textos apresentam o Brasil e os brasileiros, com seus problemas e traços mais característicos. Mas há também as crônicas de reflexão, às vezes meio doloridas, sobre as marcas do homem, e as de memória, em que surgem amigos e impressões significativas de tempos difíceis, do início de sua carreira no Rio, ou do tempo da ditadura brasileira, de 1964 a 1983.
.
.
.

AUTOR: Gullar, Ferreira
EDITORA: Global
ASSUNTO: Literatura brasileira / Crônicas
.
  • O DOM DE GABRIEL
.
O adolescente Gabriel tem uma sensibilidade fora do comum, é um exímio desenhista e sonha fazer um filme. A situação, porém, não está fácil em Londres e, certo dia, o garoto descobre que terá de aprender a viver entre os pais recém-separados e com sérias dificuldades financeiras. Christine, a mãe, é uma ex-estilista que tenta sustentar a casa como costureira até que arruma um emprego de garçonete num bar da moda, onde passa as madrugadas com namorados bêbados e drogados. Rex, o pai, é um talentoso, mas decadente guitarrista de rock. Expulso de casa pela mulher, ele tenta sobreviver praticamente sem dinheiro num quarto de aluguel, úmido e sombrio. Driblando as inseguranças da mãe e as maluquices do pai, Gabriel descobre que a imaginação e a astúcia podem levá-lo a conquistar uma nova dimensão afetiva.
.
AUTOR:  Kureish, Hanif
EDITORA: Companhia das Letras
ASSUNTO: Literatura estrangeira
.
  • O LIVRO DAS FORMAS DO SR. FORMALINDO
.
Esta obra procura mostrar a vida com base em uma história somente em imagens. A circunferência, o triângulo, o quadrado, o retângulo e outras figuras geométricas tentam desvendar as formas do mundo, traduzindo para o pequeno leitor não só o que é real, concreto, como também o que é imaginário. E cada forma reformada faz surgir o que existe e o que poderia existir.
.
AUTOR: Cipis, Marcelo
EDITORA: Global
ASSUNTO: Literatura infantojuvenil
.
.
.
  •  O HOMEM DA CAPA PRETA
.


Este filme é baseado na vida de Tenório Cavalcanti, um polêmico e reacionário político da Baixada Fluminense nos anos 50. Usando uma capa preta e armado com sua metralhadora apelidada de Lurdinha, Tenório tornou-se um aventureiro, desafiando a corrupção e os poderosos que dominavam o município de Duque de Caxias. 'Não sou fascista, não sou comunista, não sou covarde. Sou Tenório. Sou macho'. Com essa frase Tenório Cavalcanti foi considerado um mito nacional.
.
.
.
.

DIREÇÃO: Rezende, Sérgio
PRODUTORA: Paramount Picutres
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
.
  • DVD-ROM - MISSÃO DE PESQUISAS FOLCLÓRICAS
.
Em 1938, numa iniciativa inédita e visionária, uma comitiva ligada ao Departamento Cultural da Cidade de São Paulo embarcou para o Nordeste e o Norte do país com o intuito de registrar as manifestações folclóricas das populações locais.
.
A ideia partiu de Mário de Andrade, que à época estava à frente do órgão municipal, e quatro pesquisadores foram enviados para registrar fotos, filmes e anotações. As 21 cadernetas de campo foram digitalizadas em 2000 e agora chegam ao público, num DVD-rom que será lançado nesta sexta-feira, 6, no Centro Cultural São Paulo, numa solenidade que se inicia às 19h.
.
.
.
DIREÇÃO: Andrade, Mário de
PRODUÇÃO: Centro Cultural São Paulo
Classificação: Livre
.
  • MAUS - A HISTÓRIA DE UM SOBREVIVENTE
.
Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro - trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho.
.
.
.
.
AUTOR: Spiegelman, Art
EDITORA: Companhia das Letras
ASSUNTO: Quadrinhos / Nazismo
.
  • A MORTE E A MORTE DE QUINCAS BERRO D'ÁGUA
.
Jorge Amado narra a história das várias mortes de Joaquim Soares da Cunha, vulgo Quincas Berro D'água, cidadão exemplar que a certa altura da vida decide abandonar a família e a reputação ilibada para juntar-se à malandragem da cidade. Algum tempo depois, Quincas é encontrado sem vida em seu quarto imundo. Sua envergonhada família tenta restituir-lhe a compostura, vesti-lo e enterrá-lo com decência; mas, no velório, os amigos de copo e farra dão-lhe cachaça, despem-no dos trajes formais e fazem-no voltar a ser o bom e velho Quincas. Levado ao Pelourinho, o finado joga capoeira, abraça meretrizes, canta, ri e segue a farra em direção à sua segunda e apoteótica morte.
.
.
.
AUTOR: Amado, Jorge
EDITORA: Companhia das Letras
ASSUNTO: Literatura brasileira
.
  • ASSINATURA PERIÓDICOS
.



Carta Capital
.
Carta na Escola
.
Carta Fundamental

Nenhum comentário: